data de lançamento:2025-04-14 22:09 tempo visitado:147
No julgamento sobre os atos golpistas de 8 de janeiroporcentagem jogos pg slot, o ministro Alexandre de Moraes mencionou um "viés de positividade" para explicar o que vê como tendência da opinião pública a minimizar ou esquecer rapidamente a gravidade daqueles eventos. Embora a intenção seja compreensível, o uso desses conceitos precisa de cautela: a ciência do comportamento não deve virar truque retórico.
fortune tigerNa verdade, o fenômeno psicológico mais documentado pela ciência é o oposto: o viés da negatividade. Um estudo clássico publicado por Paul Rozin e Edward Royzman mostrou essa tendência. Os pesquisadores apresentaram aos participantes eventos positivos e negativos de intensidade similar e, ao avaliar a recordação posterior, perceberam que os eventos negativos eram lembrados com mais clareza e por mais tempo. O cérebro privilegia informações negativas por razões evolutivas, já que detectar rapidamente perigos pode ter sido vital para a sobrevivência.
fortunetigertigre fortuneAlém dissoporcentagem jogos pg slot, notícias negativas provocavam reações fisiológicas significativamente mais fortes, sugerindo que nosso cérebro não só presta mais atenção a essas informações, mas também as processa com maior intensidade emocional. Para estes resultados, Stuart Soroka e outros pesquisadores fizeram um experimento com participantes de 17 países diferentes, medindo suas reações fisiológicas, como frequência cardíaca e condutância da pele, enquanto eram expostos a vídeos curtos de notícias positivas e negativas.