data de lançamento:2025-02-05 15:47 tempo visitado:194
Um estudo realizado no Reino Unido mostrou que o uso recreativo da maconha aumenta a probabilidade de desenvolvimento de psicoses clínicas em todos os usuáriosminutos pagantes do fortune tiger hoje, mesmo entre aqueles sem predisposição genética.
O trabalho, publicado na revista científica Psychological Medicine, joga nova luz sobre a relevância dos nossos genes como fatores de risco para o quadro, que até então não estava bem esclarecida. Para os pesquisadores, o teor de THC (tetrahidrocanabinol) presente na maconha é mais determinante do que a presença de características hereditárias no surgimento dessas condições
A ação psicoativa da maconha no cérebro humano é causada pela presença de substâncias como o THC. Uma vez dentro do organismo, essas moléculas podem induzir psicoses, sejam elas passageiras, como uma "bad trip", ou definitivas, como a esquizofrenia.
fortune tiger Consumo de maconha com alto teor de THC potencializa risco de desenvolver episódios psicóticos, diz estudo realizado no Reino Unido - Pedro Ladeira - 14.ago.2024/Folhapress planeta xuxa vai voltarSegundo o professor e pesquisador da UFPR (Universidade Federal do Paraná) Thiago Henrique Roza, embora exista essa associação, a droga não é a única responsável pelo quadro. Para que ocorra o surgimento de psicoses, especialmente as definitivas, o indivíduo deve ter também outros fatores de risco.
Alguns desses fatores são ambientais, como violência e estresse no início da vida, negligência emocional ou violência e abuso sexual, que geram mudanças epigenéticas. Outros são genéticos, transmitidos entre gerações.
Investigar em que medida os nossos genes podem favorecer ou não o surgimento de episódios psicóticos entre os usuários foi o objetivo principal dos pesquisadores britânicos no novo trabalho.
Para isso, usaram dados de mil participantes do European Network of National Schizophrenia Networks Studying Gene-Environment Interactions (EU-GEI) e 143 mil do UK Biobank. Ambos os grupos incluem informações genéticas, dados autorrelatados de uso de maconha e diagnósticos de psicose dessas pessoas.
As informações genéticas foram reunidas em escores de risco poligênico (PRSs) para esquizofrenia e transtorno de uso de Cannabis. Esses escores são uma espécie de resumo dos efeitos estimados de muitas variantes comuns de genes para o desenvolvimento de uma doença ou distúrbio.
Com os dados de ambos os conjuntos, os resultados mostram um aumento do número de diagnósticos de psicose e o consumo de Cannabis ao longo da vida. Quando os pesquisadores fizeram os ajustes dos dados com base nos PRSs para esquizofrenia, os resultados mostraram a mesma tendência.
Os resultados revelam que a simples predisposição genética à doença não favorece o surgimento de psicoses entre a parcela da população que faz uso de THC. Por outro lado, surtos psicóticos foram mais evidentes entre os usuários de maconha de alta potência, isto é, com teores de THC maior que 10%.
Box ZA9BET tv+ vem com Alexa | Box ZA9BET tv+ com Apple TV+A relação entre uso de maconha e predisposição genética à psicose não podeminutos pagantes do fortune tiger hoje, entretanto, ser de todo descartada. Matheus Casquer, médico psiquiatra e pesquisador da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), ressalta que a relação é multifatorial e pode gerar uma diferença estatística.
Próximo:não sobrou nenhum