data de lançamento:2025-03-22 12:31 tempo visitado:190
Eu estava no meio da muvuca que seguia a Charanga do França nesta segunda-feira (3), em Santa CecíliaNolimit City Red Tiger Gaming, e, atrás de mim, um ambulante vendia Kiro, uma bebida gaseificada deliciosa feita com gengibre, suco de maçã e outros ingredientes.
Era quase uma desfeita diante do mar de cerveja e xeque mate (rum diluído em limão e chá mate, principalmente) ofertado pelos ambulantes, além dos outros birináites trazidos pelos próprios foliões.
A história corporativa da Kiro, mistura que é chamada de switchel e posicionada por seus criadores como bebida "para adultos sem álcool", vale ser conhecida, porque é contra o hábito cultural, arraigadíssimo, de se consumir bebidas alcoólicas a todo momento, "na alegria e na tristeza", como diz Roberto Meirelles, um dos fundadores da marca, que a Kiro quixotescamente se voltou.
O ambulante no meio da Charanga provavelmente escolheu um bordão ruim, o que deve ter dificultado ainda mais a desova das latinhas. Ele dizia: "Olha a salada".
Comparo o Carnaval de rua, que em São Paulo ainda está em seus cueiros, mas que já começa a criar relação profunda com as novas gerações –minhas filhas que o digam–, com aquilo que é para mim um dos efeitos mais positivos da corrida. Ao correr, aproveitamos a cidade, fazemos dela algo realmente desfrutável. Em certo sentido, a conquistamos.
Você pode dizer que isso também é possível ao passearmos com o cachorro ou ao darmos uma banda de bike –aceito o argumento. Mas a corrida, já o disse aqui, faculta que ganhemos cada vez mais autonomia. Em vez de ir de carro a um parque, o que me parece um contrassenso, a atividade permite que, mais do que o parque, o deslocamento até ele já seja usufruído, faça parte da brincadeira.
Mas me perco um pouco aqui. O que queria dizer é que o Carnaval, e a ocupação das ruas pelas pessoas, é em certo sentido uma libertação da opressão do automóvel, este sim protagonista das metrópoles brasileiras, que para ele foram efetiva e infelizmente pensadas.
tiger fortuneLembro quando fui pela primeira vez em noite útil ao Minhocão, e me surpreendi com o velho elevado ocupado, fervendo, muita gente ali oriunda dos edifícios do entorno, totalmente carentes de espaços de lazer. Numa chave completamente insana, visualizei algo como o dia depois da hecatombe –sem máquinas, as pessoas tomavam as ruas.
A despeito do tom de ficção científica, era uma visão, como se diz agora, potente.
Por fim, lamento que os foliões sintam necessidade de encher a cara. Para mim é mais do que suficiente juntar-se com outros milhares de carnavalescos a dançar e a pular marchinhas, sambas e axé, gênero imune ao cinismo e à negatividade (experimente este verso: "Hoje sou feliz e canto/ Só por causa de você)". Ainda mais pela manhã, em que deve ou deveria haver uma barreira psicológica e moral à biritagem.
Talvez boa parte dos foliões ainda não tenha experimentado de verdade a endorfina. Embora a combinação de corrida com cerveja não seja assim tão extravagante, tá de ótimo tamanho se a gente ficar, como diz outra banda lá da Bahia, na água mineral.
Ou no switchel.
LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.
benefício do assinante
Você tem 7 acessos por dia para dar de presente. Qualquer pessoa que não é assinante poderá ler.
benefício do assinante
Assinantes podem liberar 7 acessos por dia para conteúdos da Folha.
Já é assinante? Faça seu login ASSINE A FOLHARecurso exclusivo para assinantes
assine ou faça login
Leia tudo sobre o tema e siga:
jogar fortune tiger Carnaval 2025 sua assinatura pode valer ainda maisVocê já conhece as vantagens de ser assinante da Folha? Além de ter acesso a reportagens e colunas, você conta com newsletters exclusivas (conheça aqui). Também pode baixar nosso aplicativo gratuito na Apple Store ou na Google Play para receber alertas das principais notícias do dia. A sua assinatura nos ajuda a fazer um jornalismo independente e de qualidade. Obrigado!
sua assinatura vale muitoMais de 180 reportagens e análises publicadas a cada dia. Um time com mais de 200 colunistas e blogueiros. Um jornalismo profissional que fiscaliza o poder público, veicula notícias proveitosas e inspiradoras, faz contraponto à intolerância das redes sociais e traça uma linha clara entre verdade e mentira. Quanto custa ajudar a produzir esse conteúdo?
ASSINE POR R$ 1,90 NO 1º MÊS Veja outros artigos desse colunista Envie sua notícia Erramos? Endereço da página https://www1.folha.uol.com.br/colunas/no-corre/2025/03/corrida-e-carnaval-quando-a-gente-se-liberta-da-opressao-do-automovel.shtml Comentários Termos e condições Todos os comentários Comente Comentar é exclusividade para assinantes. Assine a Folha por R$ 1,90 no 1º mês notícias da folha no seu emailNa paacute;ginanbsp;Colunas e Blogsnbsp;danbsp;Folha vocecirc; encontra opiniatilde;o e crocirc;nicas de colunistas comonbsp;Mocirc;nica Bergamo,nbsp;Elio Gaspari, Djamila Ribeiro,nbsp;Tati Bernardi,nbsp;Dora Kramer,nbsp;Ruy Castro, Muniz Sodreacute;, Txai Suruiacute;,nbsp;Joseacute; Simatilde;o, Thiago Amparo,nbsp;Antonio Prata,nbsp;Juca Kfouri,nbsp;e muito mais.
RelacionadasNa Cosan, futuro se constrói com investimento nas pessoas
Laboratório de bioskills com treinamento em cadáveres frescos chega ao coração de São Paulo
Como a biometria vai revolucionar a segurança e a facilidade das compras online
Plataforma de Aposta Confiável — Plataforma confiável e segura. Pagamentos garantidos e ofertas únicas. Aposte já!Previdência privada viabiliza projetos de vida
Avanço da inteligência artificial exige forma de verificação humana anônima e segura
Saiba o que está em alta no mercado imobiliário
Ferramentas de retail media da Shopee ampliam vendas de grandes marcas
Mais de 20 milhões já usaram Uber Moto no Brasil
Projeto da Rede D'Or inova no enfrentamento de novas doenças
Histórias do Desenvolvimento 3: conheça o programa de financiamento Finame
PepsiCo investe em sustentabilidade e transforma o negócio
Aço ecoeficiente é inovação da ArcelorMittal para contribuir com transição energética
Planeje seu investimento e realize o sonho da casa própria; confira o especial Ano Novo, Casa Nova
jogos tigreAço inteligente da ArcelorMittal permite obras mais sustentáveis, rápidas e eficientes
Ambiente seguro e infraestrutura atraem investimentos e colocam Minas Gerais como líder na economia verde
Cadastra e Maeztra unificam marca; fusão fez dobrar a divisão de commerce da empresa
jogos tigreRecurso exclusivo para assinantes
A Maio nota do RA: RA1000assine ou faça login
Trump usa palco no Congresso como comício, ressalta políticas da campanha e reforça ameaças externasLongo discurso ainda em clima eleitoral atacou democratas, comunidade trans e imigrantes; presidente afirma que vai anexar Groenlândia 039;de um jeito ou de outro039; e retomar canal do Panamá
4.mar.2025 às 23h34Recurso exclusivo para assinantes
assine ou faça login
Rosas de Ouro volta a ser campeã do Carnaval de SP após 15 anosEscola de samba da região da Freguesia do Ó apostou em jogos como tema de seu enredo e conquistou seu oitavo título
4.mar.2025 às 18h10Recurso exclusivo para assinantes
assine ou faça login
Tiroteio em Carnaval deixa 1 morto e 14 feridos em Rio Pomba (MG)Festividades desta terça-feira foram canceladas em Rio Pomba, onde ocorreu troca de tiros, e em Ubá, cidade da jovem que morreu
4.mar.2025 às 15h58Copyright Folha de S.Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.
Modal 500O jornalnbsp;Folha de S.Paulonbsp;(1921 - 2025)nbsp;eacute; publicado pela Empresa Folha da Manhatilde; S.A. CNPJ: 60.579.703/0001-48
NEWSLETTERCadastro realizado com sucesso!
OkPor favor, tente mais tarde!
Ok