data de lançamento:2025-04-04 21:53 tempo visitado:173
Foi uma alegria participar do programa Diálogos com Mario Sergio Conti, na GloboNewscomo entrar no jogo do tigre, no Dia da Mulher. A conversa terminou depois de meia-noite e não consegui dormir, pois fiquei ruminando as respostas que eu poderia ter dado para as boas perguntas do excelente entrevistador.
Quando Mario me perguntou se a situação dos idosos melhorou ou piorou no Brasil, respondi que piorou bastante, especialmente durante a pandemia, e falei que o que mais me angustia é a violência física, verbal e psicológica que os mais velhos sofrem dentro das próprias casas e famílias.
No entanto, esqueci de dizer que mais de 50% da violência contra os idosos é praticada pelos próprios filhos e filhas, e mais de 10% pelos cônjuges, noras, genros, netos e netas.
tigrinho fortuneTambém não falei das categorias que criei para pensar sobre a situação dos mais velhos no Brasil: velhofobia, velheuforia e velhautonomia. Queria muito ter respondido que, para construir uma "bela velhice", precisamos tirar os óculos da velhofobia e colocar os óculos da velhautonomia. Fica para outro Diálogos, não é mesmo, Mario?
Durante o voo de volta para o Rio de Janeiro, lembrei-me de uma pergunta que ele me fez antes do programa: "Você escreve as colunas com facilidade?". Depois que tenho a ideia, escrevo com facilidade. Quando encontro uma boa pergunta, escrevo a primeira versão e fico a semana inteira reescrevendo até a hora de enviar a coluna. O mais difícil é ter a ideia.
Ele concordou: "O mais difícil é ter a ideia".
Algumas vezes tenho três ou quatro ideias e escolho enviar a que considero mais interessante. Em outras, as ideias demoram a surgir, especialmente sobre temas que provocam paixões e polêmicas. Depois de tantos textos sobre "Ainda Estou Aqui", será que tenho algo de relevante para escrever? E sobre a injustiça do Oscar com Fernanda Torres? E sobre Fernanda Montenegro, que, aos 95 anos, está brilhando como "Vitória"?
No livro "A Arte de Pesquisar", mostro que o "ponto de saturação" é o momento em que preciso parar de coletar novos dados, pois eles não acrescentariam nada ao que já sei sobre o tema pesquisado.
Contei para Mario que alguns leitores me pedem para parar de escrever sobre velhice e velhofobia. Eles preferem quando combino sexo com envelhecimento, como em "O sexo das mulheres mais velhas", minha coluna com mais visualizações no site da Folha.
Lembrei-me de um comentário que recebi sobre a coluna "Elas também mentem descaradamente! Por que tantas mulheres fingem orgasmos?":
"Oi Mirian. Confesso que não estava mais lendo sua coluna desde que você mudou de tema e ficou quase monotonicamente falando de envelhecimento, coisa que, aos 57 anos, ainda não me interessa rs. Veja como ao mudar de tema o engajamento e discussão aumentaram exponencialmente. Espero continuar a prestigiá-la".
Depois da conversa com Mario, reli a coluna que escrevi sobre o tratado "A Arte de Calar", de 1771. Terminei a coluna "Quando todos parecem ter opinião sobre tudo, às vezes é melhor se calar" com uma pergunta: "Em tempos de muito ruído, tagarelice e blá-blá-blá, com tantas queixas sobre a falta de escuta e de diálogo, você sabe quando é o momento certo de calar?".
Afinal, "há um tempo de calar, assim como há um tempo de falar". Mas o que escrever em tempos de tanto blá-blá-blá?
As Melhores Promoções | O Saque mais Rápido do Brasil Colunas e BlogsLINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.
tiger jogobenefício do assinante
Você tem 7 acessos por dia para dar de presente. Qualquer pessoa que não é assinante poderá ler.
benefício do assinante
Assinantes podem liberar 7 acessos por dia para conteúdos da Folha.
Já é assinante? Faça seu login ASSINE A FOLHARecurso exclusivo para assinantes
assine ou faça login
Leia tudo sobre o tema e siga:
Ainda Estou Aqui cinema Envelhecimento Fernanda Montenegro Fernanda Torres Idoso sua assinatura pode valer ainda maisVocê já conhece as vantagens de ser assinante da Folha? Além de ter acesso a reportagens e colunas, você conta com newsletters exclusivas (conheça aqui). Também pode baixar nosso aplicativo gratuito na Apple Store ou na Google Play para receber alertas das principais notícias do dia. A sua assinatura nos ajuda a fazer um jornalismo independente e de qualidade. Obrigado!
sua assinatura vale muitoMais de 180 reportagens e análises publicadas a cada dia. Um time com mais de 200 colunistas e blogueiros. Um jornalismo profissional que fiscaliza o poder público, veicula notícias proveitosas e inspiradoras, faz contraponto à intolerância das redes sociais e traça uma linha clara entre verdade e mentira. Quanto custa ajudar a produzir esse conteúdo?
ASSINE POR R$ 1,90 NO 1º MÊS Veja outros artigos desse colunista Envie sua notícia Erramos? Endereço da página https://www1.folha.uol.com.br/colunas/miriangoldenberg/2025/03/o-que-escrever-em-tempos-de-tanto-bla-bla-bla.shtml Comentários Termos e condições Todos os comentários Comente Comentar é exclusividade para assinantes. Assine a Folha por R$ 1,90 no 1º mês notícias da folha no seu emailNa paacute;ginanbsp;Colunas e Blogsnbsp;danbsp;Folha vocecirc; encontra opiniatilde;o e crocirc;nicas de colunistas comonbsp;Mocirc;nica Bergamo,nbsp;Elio Gaspari, Djamila Ribeiro,nbsp;Tati Bernardi,nbsp;Dora Kramer,nbsp;Ruy Castro, Muniz Sodreacute;, Txai Suruiacute;,nbsp;Joseacute; Simatilde;o, Thiago Amparo,nbsp;Antonio Prata,nbsp;Juca Kfouri,nbsp;e muito mais.
RelacionadasNova megaloja leva inovação, lazer e convivência para Berrini
Fortune Tiger 777Nova megaloja leva inovação, lazer e convivência para Berrini
Datafolha aponta: 99% aprovam Carnaval de SP
Datafolha aponta: 99% aprovam Carnaval de SP
Gestão da Previdência Privada sem impulsividade
Gestão da Previdência Privada sem impulsividade
Futuro se constrói com investimento nas pessoas
Futuro se constrói com investimento nas pessoas
Laboratório com treinamento em cadáveres frescos
fortune tigreLaboratório com treinamento em cadáveres frescos
Como a biometria vai revolucionar as compras online
Como a biometria vai revolucionar as compras online
Avanço da AI exige forma de verificação humana
Avanço da AI exige forma de verificação humana
Projeto inova no enfrentamento de novas doenças
Projeto inova no enfrentamento de novas doenças
parar Mais lidas em Colunistas Ver todas Mônica BergamoFederação internacional de obstetras apoia ação que pede autorização para enfermeiro fazer aborto legal Deirdre Nansen McCloskeyPor que Trump acha que a economia é um negócio Mariliz Pereira JorgePara onde o Bolsonarismo vai? Mônica Bergamoapos;Estou revivendo uma paixão adormecida por um acidente estúpidoapos;, diz Marcelo Rubens Paiva Vinicius Torres FreireRicos ainda vão pagar pouco imposto, e Congresso quer fazer mais favores últimas notíciasRecurso exclusivo para assinantes
assine ou faça login
Selic deve subir e voltar ao nível de crise de Dilma nesta quarta, e próximos passos do Copom são incertosProjeção unânime é de alta de juros em um ponto percentual, a 14,25% ao ano; nos EUA, expectativa é de manutenção das taxas
18.mar.2025 às 23h00Recurso exclusivo para assinantes
assine ou faça login
Taxação de mais ricos enfrenta resistência no Congresso, e Motta sinaliza alternativas para compensar isenção do IRAo lado de Lula, presidente da Câmara cobrou responsabilidade fiscal e maior eficiência da máquina administrativa
18.mar.2025 às 23h00Recurso exclusivo para assinantes
assine ou faça login
Eduardo fica nos EUA e direita fala em exílio político, enquanto governo vê difamação do BrasilParlamentares dizem que filho do ex-presidente cria fato político para aumentar pressão de americanos contra Moraes; Tarcísio manifesta apoio
18.mar.2025 às 23h00Copyright Folha de S.Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.
Modal 500O jornalnbsp;Folha de S.Paulonbsp;(1921 - 2025)nbsp;eacute; publicado pela Empresa Folha da Manhatilde; S.A. CNPJ: 60.579.703/0001-48
NEWSLETTERCadastro realizado com sucesso!
OkPor favor, tente mais tarde!
OkAnterior:tigrinho demo jogo gratis Rio Grande do Norte tem histórico de pioneirismo feminino na política
Próximo:não sobrou nenhum