data de lançamento:2025-02-16 12:54 tempo visitado:146
A patente do Ozempic se encerra em 2026 no Brasilfortuno, abrindo espaço para a produção de versões genéricas e mais baratas do medicamento, mas a Novo Nordisk tenta ampliar o prazo. A farmacêutica argumenta que na verdade pleiteia uma compensação pelo atraso de 13 anos no processo de exame e concessão da patente da semaglutida —princípio ativo do Ozempic— no país, usada para tratamento de diabetes e obesidade.
fortune tigerRegistrada em 2006, a patente foi concedida apenas em 2019. Em 2021, o STF (Supremo Tribunal Federal) limitou o prazo de exclusividade de patentes de medicamentos a 20 anos em todos os casos, independentemente da data de concessão pelo INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial). Por isso a patente do Ozempic expira em 2026.
Em nota, a empresa afirma que "não demanda mudanças no que foi decidido pelo STF no contexto da ADI 5529 referente à propriedade intelectual no país". "A Novo Nordisk concorda que o tempo de vigência de patentes de inovação não deve ser superior a 20 anos, que é o padrão global", acrescenta a farmacêutica.
"O que empresas de inovação em saúde em geral, como a Novo Nordisk, e outros setores inovadores do País, defendem é que o Brasil disponha de mecanismos mais sólidos de segurança jurídica, que permitam às organizações que detém patentes usufruírem do seu direito à propriedade industrial sem exceder os 20 anos estabelecidos na legislação, porém com a possibilidade de ajuste de tempo quando o INPI não realizar a análise e concessão formal das patentes em prazo razoável", continua a nota.
ZA9BET - Saque Seguro Via Pix | ZA9BET - Segurança em...Duplicamos o seu depósito até R$1000. Clique, e aposte em jogos de futebol e ganhe muito. Bônus de até R$1000 para jogar agora com Sportingbet. 18+ jogue com responsabilidade. 24/7. Seguro. Protegido. SportingBet é Confiável.A empresa diz ainda que "tais mecanismos de compensação são práticas padrãofortuno, amplamente adotadas em diversos países do mundo, inclusive na América Latina" e que o exemplo específico de Ozempic é "somente um dentre muitos outros dos setores de inovação presentes no Brasil".